Reportagem: Andrea Berzotti / Luciana Grili
O Projeto ArboreSer, idealizado há 17 anos pelo empresário Gula Biagi, tem atuado em toda a cidade de Ribeirão Preto com o objetivo de integrar arborização urbana e educação ambiental. Durante o calendário de atividades, que geralmente vai de abril a março, já foram realizadas até esse mês de dezembro 41 ações de plantio, totalizando 864 árvores de 75 espécies diferentes em 39 áreas e 20 bairros contemplados.
O período oficial para os plantios acontece entre novembro e março, aproveitando o regime de chuvas, mas o calendário foi expandido para atender regiões onde é possível realizar irrigação durante o inverno, permitindo graças ao apoio de voluntários, ações de plantio ao longo do ano.
Educação ambiental
Além do plantio, cada ação inicia com uma aula explicativa sobre técnicas de plantio, ressaltando a importância de educar a população sobre o manejo correto das mudas e o impacto da arborização urbana. “Nosso propósito vai além de plantar árvores. Queremos engajar a comunidade e fomentar a cidadania ambiental, tornando cada participante parte ativa do processo de transformação da cidade”, afirma Gula Biagi, lembrando que o projeto já passou por quatro escolas da cidade, incentivando os cuidados com o meio ambiente. “As ações realizadas nas escolas são fundamentais para formar novas gerações mais conscientes e comprometidas com a preservação ambiental”, conclui.
Desde sua criação, o ArboreSer já plantou mais de 8.500 árvores em canteiros, calçadas e áreas verdes, e tem como meta atingir 42 mil árvores. O projeto conta com a participação de 60 voluntários e com o apoio de empresas que contribuem com doações de insumos, ferramentas e recursos financeiros. As ações também são marcadas pela inclusão cultural, com artistas locais colaborando na criação de estacas coloridas instaladas nas áreas plantadas.
Fonte: Verbo Nostro Comunicação Planejada